sexta-feira, 28 de maio de 2010

Filosofia Medieval (do século VIII ao século XIV)

Abrange pensadores europeus, árabes e judeus. É o período em que a Igreja Romana dominava a Europa, ungia e coroava reis, organizava Cruzadas à Terra Santa e criava, à volta das catedrais, as primeiras universidades ou escolas. E, a partir do século XII, por ter sido ensinada nas escolas, a Filosofia Medieval também passa a ser conhecida com o nome de ESCOLÁSTICA.
A Filosofia Medieval têm como influências principais Platão e Aristóteles. Conversando e discutindo os mesmos problemas que a patrística, a Filosofia Medieval acrescentou outros – particularmente um, conhecido com o nome de Problemas Universais – e, além de Platão e Aristóteles, sofreu uma grande influência das idéias de Santo Agostinho. Durante esse período surge propriamente a Filosofia Cristã, que é, na verdade, a teologia. Um de seus temas mais constantes são as provas da existência de Deus e da imortalidade da alma, isto é, demonstrações racionais da existência do infinito criador e do espírito humano imortal.
Os pensadores medievais mais importantes foram:
Do lado europeu: Abelardo, Duns Scoto, Escoto Erígena, Santo Anselmo, Santo Tomás de Aquino, Santo Alberto Magno, Guilherme de Ockham, Roger Bacon, São Boaventura.
Do lado árabe: Avicena, Averróis, Alfarabi e Algazáli.
Do lado judaico: Maimônides, Nehmanides, Yeudah bem Levi.

SANTO TOMÁS DE AQUINO - Nascido em uma família de nobres, Tomás de Aquino fez os primeiros estudos no castelo de Monte Cassino. Em Nápoles, para onde foi em 1239, estudou artes liberais, ingressando, em seguida, na Ordem dos Dominicanos, em 1244. A primeira questão de que se ocupa Tomás de Aquino - na Suma Teológica, sua obra máxima - é a das relações entre a ciência e a fé, a filosofia e a teologia. Fundada na revelação, a teologia é a ciência suprema, da qual a filosofia é serva ou auxiliar. À filosofia, procedendo de acordo com a razão, cabe demonstrar a existência e a natureza de Deus. Profundamente influenciado por Aristóteles, Tomás de Aquino sustenta que nada está na inteligência que não tenha estado antes nos sentidos. O homem, segundo Tomás de Aquino, só pode desejar o que conhece, razão pela qual há duas espécies de apetites ou desejos: os sensíveis e os intelectuais. Os primeiros, relativos aos objetos sensíveis, produzem as paixões, cuja raiz é o amor. Quanto aos segundos, produzem a vontade, apetite da alma em relação a um bem que lhe é apresentado pela inteligência como tal.
ROGER BACON o mestre inglês Roger Bacon, franciscano, enfatizou a distinção entre a experiência interna e a experiência externa, a primeira relacionada à experiência dos sentidos, a segunda relacionada a atividades internas da mente. Trabalhou a maior parte de sua vida em línguas, matemática, em sistema ótico e em ciências. Disse que "a matemática é a porta e a chave das ciências", um pronunciamento ousado para sua época. Sua contribuição matemática mais importante foi a aplicação da geometria ao sistema ótico. Roger Bacon também se destacou pelo seu trabalho de alquimia, prática que, embora condenada pela Igreja medieval, ele exercia em segredo. Após seu trabalho ser descoberto pela Igreja, foi perseguido e preso por dez anos. Morreu pouco após sua liberdade ser concedida pela Inquisição, com oitenta anos de idade.
AVICENA -, filho de um homem de negócios, logo cedo distingui-se no domínio das ciências antes de completar os 16 anos, exercendo a prática de medicina. Suas obras sobre medicina ainda eram reimpressas no século XVII. Além de gramática, geometria, física, jurisprudência e teologia, estudou profundamente a filosofia platônica e aristotélica. Uma das suas principais descobertas foi a capilaridade, sendo que a teoria desenvolvida por ele possibilitou a movimentação de fluidos sem a necessidade de impulsão mecânica, facilitando a hidráulica e trazendo benefícios perceptíveis até hoje (a destilação de substâncias químicas, por exemplo). O seu texto filosófico mais importante é o Kitab al-Shifa, A cura da ignorância, onde aborda temas como física, matemática, geometria, aritmética, música e astronomia.
MOISÉS MAIMÔNIDES judeu foi médico, filósofo e teólogo que formulou 13 princípios da fé hebraica. O homem é livre tanto para conhecer o que quiser como para agir da forma que quiser, mas Deus através da sua providência conhece e comanda o futuro das ações humanas. Para Maimônides a alma é essencialmente única, mas tem em si cinco faculdades: A força vital; os sentidos; a imaginação; as paixões e vontades; e a razão que nos dá liberdade de compreenção. A razão é a faculdade que diferencia o homem e o faz ser o que é, as outras são compartilhadas também pelos animais.

2 comentários:

  1. Gostaria de saber se Platão sofreu alguma influência de Socrates, e quais foram ?

    ResponderExcluir
  2. Platão foi professor de Aristóteles. A Academia de Platão preparava os alunos para a vida publica e politica, isto significava aprender matemática, biologia, astrologia, astronomia, artes, musica. Neste ambiente foi quer Aristóteles se aprofundou nas ideias de Platão, principalmente na teoria que tudo precisava ser provado pelo método científico.

    ResponderExcluir